Nas usinas siderúrgicas, a confiabilidade do equipamento e as melhores práticas de manutenção são muito importantes, o que afeta diretamente a produtividade e a saúde do equipamento. O custo específico de manutenção é muito alto por tonelada de aço bruto. Representa aproximadamente cerca de 10-15% do custo total de produção. A lubrificação adequada pode evitar vários problemas de manutenção, levando ao bom funcionamento das usinas siderúrgicas. O custo dos lubrificantes é apenas uma pequena fração do custo de manutenção. Mas a lubrificação inadequada pode causar mais de 30% das avarias. A aquisição de lubrificante de qualidade superior pode aumentar ligeiramente o custo de peças sobressalentes, no entanto, isso será recompensador em termos de funcionamento sem falhas, peças sobressalentes reduzidas e custo ideal de manutenção.
Como selecionar corretamente um lubrificante para a indústria siderúrgica:
Ao selecionar lubrificantes para equipamentos de usinas siderúrgicas, fatores como carga, velocidade, acabamento superficial das superfícies de interação, aumento de temperatura, contaminações sólidas e liquidas devem ser levados em consideração. Geralmente, os OEMs recomendam o tipo e grau do lubrificante com base nos parâmetros de design, velocidade e carga do equipamento. No entanto, na ausência de recomendação do OEM ou caso o grau recomendado não esteja funcionando, um conjunto de códigos deve ser feito como diretrizes, considerando os fatores operacionais mencionados acima e selecionando os lubrificantes de acordo. Ao selecionar o lubrificante para uma aplicação, dois aspectos muito importantes devem ser observados, a saber, os fatores relativos aos requisitos de engenharia e os fatores relativos aos requisitos pertencentes à condição de serviço.
Inovação tecnológica de graxas sulfonato de Cálcio na indústria siderúrgica
A lubrificação é de suma importância para ajudar a indústria siderúrgica a atingir seus objetivos. Considerando que 36% dos danos aos rolamentos são causados por lubrificação incompleta, incorreta e imprópria de acordo com os dados da SKF, há necessidade de uma ampla variedade de soluções de lubrificação projetadas para atender aos requisitos extremos da indústria.
Embora a maioria das aplicações na indústria siderúrgica leve os lubrificantes ao limite, uma propriedade de lubrificação diferente é esperada do lubrificante em cada etapa do processo. As graxas complexas de sulfonato de cálcio têm uma estrutura química que responde a quase todos esses desafios, independentemente do estágio do processo de fabricação do aço.
As graxas sulfonato de cálcio possuem uma excelente tecnologia para aplicações de calor, água, cargas altas ou de choque. Oferece excelente proteção contra ferrugem e corrosão, alta capacidade de carga, alto ponto de queda e excelente estabilidade mecânica mesmo na presença de água. Ao contrário de outros tipos de graxa, essas características de desempenho são alcançadas sem o uso de qualquer matéria-prima adicional.
Em testes laboratoriais os produtos obtidos por meio de estudos de P&D foram testados dentro do escopo do padrão ASTM. Penetração, resistência à água, resistência ao rolamento, teste de ferrugem, resistência à carga e análises de diâmetro de desgaste foram realizadas para o produto e a conclusão foi que para todos estes testes mencionados acima, graxas de Sulfonato de Cálcio obteve os melhores resultados comparados com graxas com espessante de Complexo de Litio, Poliureia, Complexo de Alumínio.
Isso mostra que as graxas complexas de sulfonato de cálcio são mais favoráveis para as duras condições operacionais da indústria siderúrgica.
As graxas à base de complexo de sulfonato de cálcio muitas vezes parecem ser solucionadoras de problemas em aplicações pesadas. Eles apresentam desempenho superior em comparação com outros tipos de graxa com sua estabilidade mecânica muito boa, proteção contra ferrugem e corrosão, resistência à pressão inerente e características de resistência ao desgaste.
Graxas Brugarolas para a indústria siderúrgica
A Brugarolas desenvolveu graxas especiais que podem suportar altas temperaturas e cargas, presença contínua de água de resfriamento, altas quantidades de partículas poluentes, partículas laminadas, ferrugem etc. Todas essas graxas compartilham as seguintes especificações comuns.
- Alta resistência à água
- Excelente desempenho térmico
- Altíssima resistência a cargas
- Altas propriedades de vedação
- Alta capacidade de bombeamento