Entre em contato e peça o seu orçamento!

Blog

DIFERENÇAS ENTRE ÓLEO E GRAXA

Qual a diferença entre óleo e graxa? Conheça mais sobre as similaridades e nuances entre os dois produtos.
 
Óleo e graxa são dois produtos que atuam com propósitos parecidos, mas que possuem algumas diferenças que vão fazer o resultado esperado ser outro, caso sejam usados de forma errada.

Para ajudar você a entender quais são as semelhanças e diferenças entre óleo e graxa, nós, da Telub, preparamos um artigo interessante sobre as individualidades de cada um dos produtos. Aproveite o conteúdo!

O que é óleo lubrificante?

São produtos no seu estado líquido que servem para reduzir atritos entre as partes em movimento de uma máquina, calor e consequentemente o desgaste, através de um filme lubrificante.

Eles são compostos por mais de 80% de óleo que pode ser de base mineral (Derivado do petróleo), base Semi-Sintética e base 100% sintética. O restante da formulação do óleo lubrificante é composto por aditivos. 

O que é graxa?

A graxa é um lubrificante sólido a semi-sólido que é produzido com um óleo base e aditivos extras para dar as propriedades necessárias

Vejamos então, através da figura acima que a diferença da graxa para um óleo lubrificante é o seu espessante, que também é comumente conhecido como sabão.

Vale lembrar que o que lubrifica na graxa é o seu óleo básico, que está solubilizado entre as tramas do espessante.

Existem alguns tipos de espessantes no mercado e cada um com sua peculiaridade.

⦁    Tem os espessantes metálicos que são os de Lítio, Cálcio, Alumínio, Sódio (Este cada vez menos usado na indústria).
⦁    Os espessantes não metálicos que são os de Poliuréia e Argila.

Uma outra informação importante que não podemos deixar de citar é a consistência da graxa.
Consistência é a resistência que a graxa se opõe a deformação sob a aplicação de uma força. Em termos mais populares é o quanto a graxa é dura ou mole.

A consistência é medida através de um aparelho chamado penetrômetro, onde um cone padronizado, penetra no corpo da amostra onde contém a graxa a ser testada. Veja a imagem abaixo:

Após os testes, por fim é medido o grau de penetração do cone na graxa e padronizado os valores de acordo com a norma NLGI:

Vantagens entre óleos lubrificantes e graxas?

Óleo Lubrificante:

⦁    Quando você precisa de transferência de calor do lubrificante para a parte externa do sistema;
⦁    Quando a máquina requer um suprimento central de óleo que pode lubrificar várias partes da máquina de uma só vez;
⦁    Para lubrificar máquinas que requerem lubrificação frequente e constante;
⦁    Para lubrificar componentes que se movem em altas velocidades;
⦁    Para lubrificar peças de máquinas de fácil acesso.

Graxa:

⦁    Para garantir que as máquinas/componentes que não estão em uso o tempo todo sejam lubrificados quando forem necessários;
⦁    Para lubrificar peças inacessíveis, bem como peças que são vedadas para toda a vida, como em caixas de engrenagens e outras peças móveis complexas;
⦁    Para lubrificar máquinas que se movem em baixa velocidade;
⦁    Para lubrificar peças de máquinas que requerem operação em condições extremas, como alta pressão, alta temperatura, sob alta carga etc.