Vivemos hoje em mundo totalmente globalizado e de alto consumismo. Este consumo demasiado, faz com que tenhamos ao longo dos anos um desequilíbrio natural, uma vez que todos estes produtos de consumo são extraídos da natureza.
O plástico está onipresente em nosso dia-dia e é o principal responsável por resíduos encontrados em nosso planeta.
O estudo inédito “O mercado de delivery de refeições e a poluição plástica”, desenvolvido para a ONG Oceana Brasil, aponta que o consumo de itens de plástico descartáveis aumentou 46% entre 2019 e 2021, saindo de 17,16 mil para 25,13 mil toneladas. Juntos, os setores de alimentação para viagem e hotelaria demandaram um total de 154,1 mil toneladas de embalagens por ano entre 2018 e 2021, e seis mil toneladas por ano de canudos, copos, pratos e talheres de plástico para este mesmo período. Só em 2021, o montante gerado foi de 68 toneladas por dia ou 2,8 toneladas por hora.
O problema disso tudo é que o plástico leva mais de 50 anos para se decompor na natureza!
COPOS E CANUDOS DE PAPEL. UMA ALTERNATIVA ECOLÓGICA
Devido a uma nova percepção de mercado, voltada cada vez mais para uma consciência ambiental e que vem crescendo e se tornando foco ao longo dos últimos anos, surgiu um novo segmento, o de produtos sustentáveis.
O copo e canudos de papel é uma alternativa interessante, que tem sido cada vez mais difundida para o consumidor, porque ele segue os mesmos preceitos dos populares descartáveis de plástico, com um impacto evidentemente menor para o ambiente.
Uma das vantagens mais evidentes do copo de papel é o curto período de decomposição na natureza, ele leva cerca de 18 meses, no máximo.
EMBALAGENS DE PAPEL. UTILIZAÇÃO DE LUBRIFICANTES ALIMENTÍCIOS CERTIFICAÇÃO NSF 3H
Este segmento de indústria, utiliza em seus processos, equipamentos que transformam a bobina de papel em copos de papel, o nome desses equipamentos são Formadoras.
O molde, onde é o local que se forma o copo, deve ser lubrificado para que após a sua formação ele possa sair com facilidade.
Ali é necessário o uso de um lubrificante de grau alimentício, pois tem contato direto com o copo.
A Telub, distribuidor exclusivo da marca Brugarolas no Brasil, recomendou em uma empresa que é uma das líderes no segmento de embalagens de papel o produto DENSOLINA RVTH. Vamos falar um pouco deste produto.
DENSOLINA RVTH. ÓTIMA ALTERNATIVA PARA LUBRIFICAÇÃO DE MOLDES DE FORMADORAS DE COPOS DE PAPEL
Densolina RVTH, um lubrificante parafínico Branco com certificação alimentícia NSF 3H.
Pode ser utilizado em pontos de máquinas onde há o contato direto com o produto.
Por possuir boa aderência e untuosidade, fornece uma limpa lubrificação não contaminante e reduz o consumo de lubrificante.
O cliente, após ter feito a mudança para o produto DENSOLINA RVTH, a principal nota que eles tomaram foi a redução da névoa no ambiente que gerava com o produto anterior.
Como ainda eram muitas máquinas a serem abastecidas diariamente, instalamos nesta empresa um sistema de abastecimento por bomba pneumática e mangueira, para que o cliente possa introduzir o óleo diretamente do tambor na máquina, sem necessitar de manipulação e transbordos para outros recipientes, evitando assim contaminações e vazamentos.